As mostras de cinema possuem um valor especial: além de promover a cultura e fomentar o encontro entre diretores e artistas, elas tornam as obras cinematográficas mais acessíveis para o grande público. E é assim que recebemos a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo!
Com a exibição de mais de 400 filmes e a participação da Imovision – uma distribuidora de filmes independentes que valoriza o cinema autoral – em sua curadoria, a Mostra de Cinema SP é uma oportunidade única de vivenciar o audiovisual e a cidade de São Paulo. Vamos saber mais?
O que é a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo?
Os festivais e mostras de cinema têm um papel fundamental na engrenagem do audiovisual ao redor do mundo. Além de serem uma boa forma de exibir o trabalho realizado por diferentes classes de trabalhadores, eles funcionam como porta de entrada para um novo público e promovem de forma descontraída o turismo local.
E a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega a sua 48ª edição deixando clara a sua importância dentro deste circuito. O seu surgimento está intrinsecamente vinculado ao MASP (Museu de Arte de São Paulo), quando o crítico Leon Cakoff – responsável pela programação de cinema do MASP – batizou de forma oficial as exibições do museu como Mostra Internacional de São Paulo em 1977.
A partir daí, fixou-se uma única data anual para a realização do evento: sempre no final do mês de outubro de cada ano. Na época em que surgiu, durante a década de 70, a Mostra precisou driblar a Lei da Censura a fim de apresentar ao público as obras escolhidas sem nenhum tipo de controle externo.
A sua sétima edição, em 1983, foi a última vinculada ao MASP. Dali em diante, a mostra se expandiu para diversas salas de cinema pela cidade e tornou-se um evento completamente independente.
Nos últimos anos, o evento tem celebrado a produção cinematográfica de diferentes países, escolhendo uma nacionalidade para homenagear. Em 2024, a Mostra volta seus olhos ao cinema indiano.
Quando e onde acontece a 48ª Mostra?
Quer participar da Mostra? Então fique atento às principais informações!
A quadragésima oitava edição acontece dos dias 17 a 30 de outubro em 29 salas de cinema espalhadas pela cidade de São Paulo. Para comprar os ingressos, basta acessar o site da Velox ou o aplicativo do evento. Além disso, no dia da sessão, uma pequena cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema.
E para quem deseja desfrutar de uma experiência ainda mais imersiva, a Mostra de Cinema de SP disponibiliza as opções de Permanente Integral (com direito ao acesso de todas as sessões em qualquer dia e horário) e Permanente Especial (para as sessões de segunda a sexta até às 17h55).
Para mais informações sobre as salas de cinema participantes e compra de ingressos, entre no site da Mostra clicando aqui.
Destaques da Imovision
Com 415 filmes exibidos, a Mostra Internacional de São Paulo conta com obras nacionais e internacionais que incluem indicações ao Oscar, filmes inéditos, clássicos de sucesso, filmes recém-saídos de festivais ao redor do mundo e 30 longa-metragens do cinema indiano.
Como parte dessa criteriosa curadoria, está a distribuidora Imovision! Cultuada por distribuir o melhor do cinema autoral nacional e internacional, há mais de 35 anos valorizamos o audiovisual de qualidade e independente.
Entre os títulos exclusivos da Imovision selecionados para a Mostra, destacamos as obras “Rumo a Uma Terra Desconhecida”, de Mahdi Fleiflel, “Dying – A Última Sinfonia”, de Matthias Glasner, “Marcello Mio”, de Christophe Honoré, “A Arte do Caos”, de Thomas Arslan, “As Pessoas ao Lado”, de André Téchiné e “Quando a Luz Arrebenta”, de Rúnar Rúnarsson.
E para fechar com chave de ouro, a 48ª edição da Mostra – junto da Imovision – traz a retrospectiva do célebre cineasta indiano Satyajit Ray. Quer saber mais sobre a retrospectiva? Continue com a gente!
Retrospectiva Satyajit Ray
Neste ano de 2024, a Mostra decidiu lançar um olhar especial sobre o cinema indiano. Na seção Foco Índia, são reunidas diversas produções do país através tanto de nomes renomados quanto de novos diretores – uma oportunidade única para descobrir e redescobrir a cinematografia da Índia.
Mas é a retrospectiva dedicada ao diretor Satyajit Ray que vem dando o que falar. Reunindo sete filmes da primeira e mais conhecida década da filmografia do diretor, a retrospectiva busca captar as tensões da sociedade indiana e abordar as sutilezas do cotidiano e os seus tênues limites entre público e privado.
Abaixo, conheça algumas das obras de Ray que poderão ser apreciadas na Mostra.
A Esposa Solitária, de Satyajit Ray
Com uma bela fotografia em preto e branco e a sutileza na construção dos quadros, este clássico de 1964 do diretor indiano captura com complexidade a vida cotidiana de Charulata (Madhabi Mukherjee), a tal esposa solitária do título. Um filme sobre amor, intimidade e as sutilezas de um relacionamento.
Espaço Augusta – Sala 2: 19/10/24 – 17:10
Reserva Cultural – Sala 1: 25/10/24 – 13:00
Kinoplex Itaim – Sala 1: 30/10/24 – 21:30
A Grande Cidade, de Satyajit Ray
Lançado em 1963, A Grande Cidade traz a história de Arati (Madhabi Mukherjee), esposa, mãe e nora que, na Calcutá da década de 60, passa a trabalhar fora de casa para ajudar no sustento da família. Seu passo nada tradicional, entretanto, não é bem visto pelos seus sogros e o silêncio familiar passa a imperar.
Cinesystem Frei Caneca 4: 20/10/24 – 13:00
Cinemateca – Sala Grande Otelo: 22/10/24 – 15:30
Espaço Augusta – Sala 2: 29/10/24 – 21:30
O Covarde, de Satyajit Ray
Mais um exemplo perfeito de como a simplicidade e a sutileza são as grandes aliadas de Satyajit Ray, O Covarde (1965) explora a história de Amitabh, um roteirista de filmes comerciais. Ao viajar para o interior buscando inspiração, seu carro quebra e ele se vê acolhido na casa de um plantador de chá. É então que Amitabh descobre que a esposa do seu benfeitor é uma antiga paixão.
Cinesesc: 24/10/24 – 15:00
Circuito Spcine Paulo Emílio – CCSP: 26/10/24 – 18:50
Cinemateca Espaço Petrobrás: 28/10/24 – 16:00
O Herói, de Satyajit Ray
O que realmente significa ser um herói? Arindam (Uttam Kumar) é um ídolo pop que precisa fazer uma viagem de trem para receber um prêmio de atuação. Nesse trajeto, que dura 24 horas, ele conhece a jornalista Aditi (Sharmila Tagore) e passa a ser entrevistado por ela. Sua vida – permeada pela fama e suas contradições – vem à tona e Ray consegue, mais uma vez, confrontar a delicadeza entre a vida pública e a vida privada.
Kinoplex Itam – Sala 1: 18/10/24 – 16:20
Cinesystem Frei Caneca 4: 24/10/24 – 21:30
Cinesystem Frei Caneca 3: 30/10/24 – 19:45
Dicas para aproveitar ao máximo a Mostra Internacional de Cinema
Para não perder nada que essa edição da Mostra tem para oferecer, vale estar por dentro do cronograma do evento. A programação completa pode ser acessada pelo site do festival, que oferece de forma reunida informações sobre os filmes, local de cada sessão, data e horários.
A abertura da Mostra acontece no dia 16 de outubro, na Sala São Paulo, às 20 horas, com a exibição do longa-metragem “Maria Callas”, dirigido por Pablo Larraín e protagonizado por Angelina Jolie. O aguardado “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, será exibido nos dias 18 e 19, no Espaço Augusta.
Uma novidade desta edição é a 1ª Mostrinha, uma curadoria de 22 filmes infantis e juvenis com opções gratuitas e preços populares que foi pensada especialmente para atrair aqueles que estão descobrindo a magia do cinema.
Vai vir para a Mostra? Aproveite para conhecer um pouco da cidade de São Paulo! Faça um passeio por bairros tradicionais, como Liberdade e Bom Retiro, e desfrute das diversas gastronomias que só uma metrópole tem para oferecer.
Curta o melhor da 48ª Mostra Internacional de São Paulo com a Imovision!
Agora que você já sabe mais sobre a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é hora de escolher as sessões imperdíveis, convidar os amigos e curtir tudo que um evento tão exclusivo e diverso tem a oferecer.
E para ficar ainda mais próximo dos seus filmes e diretores preferidos – além de descobrir o melhor do cinema independente e autoral – não deixe de conhecer nossa plataforma de streaming, a Reserva Imovision. São mais de 300 títulos criteriosamente selecionados para assistir onde, quando e como quiser.
Categorias: Festivais , Mostra de SP