Gêneros

Cinema brasileiro: dicas de filmes brasileiros para ver online

Cena do filme brasileiro Tatuagem

Rico em obras de gêneros e épocas diversas, o cinema brasileiro vem ganhando cada vez mais destaque dentro e fora do país. Sua produção audiovisual autoral tem conquistado mais espaço através de plataformas online de streaming, como é o caso da Reserva Imovision!

Procurando boas opções de filmes nacionais para tirar o atraso e ficar em dia com o cinema brasileiro? Então vem com a gente e confira algumas dicas para assistir sem sair de casa!

O impacto do cinema brasileiro no cenário global

Em mais de 120 anos de história, o cinema brasileiro tem importância central na narração da vida e dos costumes do seu povo. Além de ser uma forma de entretenimento para o grande público, ele também participa como integrante fundamental da valorização da cultura local. 

No surgimento da sua história, lá no início de 1900, o cinema do Brasil contava com os filmes posados – as primeiras obras cinematográficas de ficção do país – e os filmes cantados, onde os atores dublavam-se ao vivo por trás da tela de cinema. Com o surgimento do som e a entrada massiva de Hollywood, o país passou por uma tentativa de industrializar o setor que culminou, anos mais tarde, no Cinema Novo e nas Pornochanchadas.

A partir daí, o cinema brasileiro passou cada vez mais a ganhar o mundo. Um bom exemplo disso é o filme “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, o primeiro filme sul-americano a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. 

Sucessos mais recentes, como “Central do Brasil”, de Walter Salles, “Que Horas Ela Volta”, de Anna Muylaert e “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho, nos mostram que o trabalho cinematográfico nacional vai além das comédias escrachadas ou dos dramas criminais que ganham as telas da televisão.

Dica: 9 filmes de comédia para fugir do óbvio

Os melhores filmes e categorias para explorar na plataforma

Para quem procura boas indicações de filmes brasileiros que fogem dos estereótipos e enfatizam a qualidade estética e narrativa do cinema autoral nacional, vale dar uma olhadinha nas opções presentes na plataforma da Reserva Imovision. Abaixo, listamos algumas sugestões para você começar com o pé direito!

Clássicos brasileiros

E começamos com ela, a lista de clássicos! Aqueles filmes que marcaram época ao juntar o melhor do enredo, da direção de arte e das atuações ao retratar com sutileza os contextos multiculturais da realidade brasileira. Muitas vezes, com uma grande carga histórica e política, são produções amplamente reconhecidas no exterior.

Para quem gosta de um bom drama com altas doses de realismo, “Pixote – A Lei do Mais Fraco”, lançado em 1980 e dirigido por Hector Babenco, é a pedida ideal. Sucesso de crítica e indicado ao Globo de Ouro, neste filme somos levados a acompanhar o dia a dia de um grupo de crianças e adolescentes de rua da cidade de Rio de Janeiro.

Entre crimes, violência e prostituição, esse relato quase documental da vida de Pixote e seus companheiros trabalha com primor o delicado limiar entre a inocência da infância e a brutalidade de quem vive seus primeiros anos de vida sem nenhum amparo. Quem assiste, não esquece.

Na mesma linha e do mesmo diretor, outro clássico – dessa vez da primeira década de 2000 – é o popular “Carandiru”, que narra o cotidiano dos presos do maior presídio da América Latina nos anos 90. Baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella, figura entre os 100 melhores filmes brasileiros da lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Procurando algo menos fora do grande circuito? Então é hora de dar uma chance para os filmes “Baile Perfumado”, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes e “Quase Dois Irmãos”, de Lúcia Murat. 

Emoção na BR

Tá a fim de pegar a estrada para diferentes lugares e se emocionar com as histórias que só o nosso Brasil é capaz de contar? 

“Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo”, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz é um road-movie narrado em voice-over que acompanha as aventuras quase poéticas de um geólogo pelo sertão nordestino. Também sobre aventuras, mas desta vez aquelas vividas por um humilde garoto de oito anos, “Meu Pé de Laranja Lima”, de Marcos Bernstein, é a versão visual de um clássico da literatura.

Entre os diversos títulos mais recentes que expõe as diferentes realidades de um país tão grande e multicultural como o Brasil, podemos destacar os filmes “Regra 34”, de Júlia Murat, “Kobra Auto-Retrato”, de Lina Chamie, “Tinnitus”, de Gregorio Graziosi, e “Deslembro”, de Flávia Castro.

Amor e liberdade

Refletir sobre os variados aspectos do amor, da intimidade e dos relacionamentos é uma das características mais marcantes de um bom filme de ficção. Nessa mesma onda, estão aquelas películas que buscam dar conta das muitas formas de ser, que vão além das barreiras impostas social e culturalmente.

“Boi Neon”, um drama de 2015 dirigido por Gabriel Mascaro, se passa no meio das Vaquejadas e acompanha um grupo de vaqueiros que levam a vida na estrada. Entre suas vidas ambulantes e o trabalho pesado, o vaqueiro Iremar almeja um outro tipo de destino: ser um estilista de moda e quebrar os estereótipos.

“Tatuagem”, de Hilton Lacerda, também opera em um encontro de mundos: do soldado Fininha e do artista de cabaré Clécio, que se apaixonam e vivem um amor durante o período da ditadura militar. Já o documentário “De Gravata E Unha Vermelha”, de Francisco Russo, expõe sem firulas a discussão sobre a construção individual do próprio corpo, tão importante quando falamos em livre escolha de gênero.

Conheça os próximos lançamentos

Fazendo parte da plataforma de streaming da Reserva Imovision, você tem acesso não apenas aos grandes clássicos brasileiros, mas também às novidades que acabaram de passar pelos mais importantes festivais e mostras de cinema do mundo.

Nos próximos meses, recebemos na Reserva Imovision dois dramas geracionais realizados com primor pelas diretoras brasileiras Dida Andrade e Andradina Azevedo. Em outubro, “A Bruta Flor do Querer”, de 2016, estreou na plataforma; em novembro, é a vez de “30 Anos Blues” marcar presença na sua tela.

Leia também: 19 dicas de série e filmes LGBTQIAPN+

Banner Reserva Imovision

Reserva Imovision: a plataforma essencial para os amantes do cinema

Para que o cinema nacional seja valorizado como ele merece, é preciso que suas produções independentes e autorais tenham a oportunidade de serem exibidas de forma ampla e democrática. Esse é um dos objetivos da Reserva Imovision! 

Com uma pluralidade cultural e uma qualidade cinematográfica que refletem em curadorias únicas, a plataforma da Imovision deseja inovar. Entre em nosso site, conheça nossas assinaturas com valores acessíveis e se surpreenda com nossas novidades semanais. 

Categorias: Gêneros , Lançamentos