Terror

14 filmes de terror disruptivos

Filme Não Fale O Mal

Casas no meio do nada, entidades sobrenaturais amarguradas, adultos com claras disfunções sociais, objetos pontiagudos que servem para propósitos duvidosos: os filmes de terror reúnem elementos que, na vida real, colocariam qualquer pessoa em pânico. No cinema, entretanto, tudo é permitido!

O terror é um gênero que não para de se renovar e, a cada ano, expande ainda mais o seu número de fãs fiéis. Afinal, quer lugar mais gostoso para encarar os seus medos mais profundos que a segurança da tela do cinema? Venha com a gente e conheça opções de filmes de terror pra lá de inovadores!

Por que os filmes de terror não saem de moda?

Os filmes de terror vão muito além dos sustos programados e dos pesadelos durante a madrugada. Esse gênero, tão importante na cinematografia de diferentes países e culturas, é capaz de retratar de maneira disruptiva temas essenciais do cotidiano e da sociedade em geral.

Sabe a famosa frase “nem tudo que se vê é o que parece”? Pois o cinema sabe muito bem disso. E o cinema de terror: mais ainda. 

Assombrações, sangue em excesso, um mistério mal resolvido: tudo isso pode ser apenas a primeira camada de algo mais profundo, que vai se desenvolvendo com a trama e se revelando conforme os acontecimentos avançam e o espectador se permite fazer parte da história.

Além disso, se deparar com monstros grotescos ou assassinos cruéis em um ambiente seguro e controlado como o cinema é uma forma de encarar medos e experienciar sensações sem se colocar de fato em perigo. Eis um dos grandes poderes da ficção!

Confira os diferentes subgêneros do terror

Um bom filme de terror é aquele que nos assusta. Mas isso, claro, pode ser feito de diferentes formas! Além dos sobressaltos tradicionais das portas que batem e dos personagens que surgem de surpresa na tela, o espectador pode se ver surpreendido por uma reviravolta na trama ou por uma história que mexe com a sua cabeça.

Vamos conhecer alguns dos principais subgêneros do terror? Venha com a gente e confira uma lista de filmes para apreciar a imensa diversidade do cinema de horror.

Filmes de terror psicológicos para mexer com sua mente

Quer assistir a um filme de terror, mas não está a fim de pular da cadeira com aqueles sustos clássicos? Então talvez você precise investir em um bom filme de terror psicológico

Nesse subgênero, o medo, o desconforto e o pavor são incutidos no espectador através de um desconforto mental causado por uma situação ou um sentimento desestabilizante. Ou seja, você vai ficar com medo, mas vai ser um medo de outro tipo!

Aqui, o filme “Dente Canino”, de Yorgos Lanthimos, vem para fazer história. Lançado em 2009, acompanhamos a vida de uma família onde os pais limitam o contato que os três filhos possuem com o mundo exterior. Partindo de uma premissa à primeira vista simples, “Dente Canino” constrói uma aura de agonia que perpassa a obra e continua mesmo depois que a televisão é desligada.

“Girls Against Boys”, de Austin Chick, é um filme sobre vingança. Mais especificamente, uma vingança contra o patriarcado. Quando a estudante Shae se cansa de ser atormentada por vários homens, ela se junta à colega de trabalho Lu e a dupla cria um plano para assassinar os agressores. 

Leia também: 19 dicas de série e filmes LGBTQIAPN+

Thrillers de suspense que te prendem

Sabe aqueles filmes cheios de mistério, que te prendem do início ao fim sem tempo de uma paradinha para ir ao banheiro? Eis os thrillers de suspense! Com pontas para serem atadas e nós para desamarrar, o suspense de terror une enigmas e bons sustos.

“O Bar Luva Dourada”, de Fatih Akin, se baseia na história real de um assassino alemão da década de 70 que assassinou quatro mulheres em seu apartamento. “Simon Assassino”, de Antonio Campos, como o próprio título do filme indica, conta a história de alguém que, para além da sua vida momentaneamente conturbada, possui alguns segredos.

Em “Estranha Obsessão”, de Paweł Pawlikowski, o ator Ethan Hawke interpreta Tom, um escritor americano em crise de criatividade que deseja se reconectar com sua família, especialmente sua filha. Ao se mudar para Paris com esse objetivo, sua vida já sem brilho se transforma ainda mais – e para pior.

O lado sobrenatural do terror

Tá na vontade de um filme de terror que desbrave o sobrenatural? Não faltam opções!

Lançado em 2023, “Os Vourdalak”, de Adrien Beau, é um terror de época sobre uma já conhecida figura folclórica, o vampiro – nos contos russos, um vourdalak. A premissa pode parecer clichê, mas além do roteiro bem pensado, o filme inova e diverte ao adicionar teatralidade e traços impressionistas a uma história já muito conhecida e contada.

No cinema brasileiro, “As Boas Maneiras”, de Juliana Rojas e Marco Dutra, aborda outro personagem do folclore; dessa vez, quem dá as caras é o lobisomem. Em um filme que mistura terror e fantasia, Marjorie Estiano e Isabèl Zuaa protagonizam mãe e babá de um bebê que nasce na lua cheia.

Leia também: Dicas de filmes brasileiros para ver online

Terror pesado: o lado sangrento do cinema

Agora, se o que você quer é um filme que não tenha medo de expor o pior do ser humano em cenas sangrentas que não poupam ninguém de imagens brutais e intensas, está na hora de assistir a um terror pesado. 

Entre os grandes exemplos desse subgênero, aparece ele: “Violência Gratuita”, de Michael Haneke. Lançado em 1997, o filme conta a história de uma pequena família que vai passar as férias em uma casa na beira de um lago e é surpreendida por uma dupla de jovens psicopatas.

A premissa parece batida? Pois é assistir ao filme para se surpreender positivamente com cenas magistralmente gravadas, reflexões provocativas e altas doses de sadismo. Aprecie com calma.

Outro filme com cenas de violência é o “Rubber”, dirigido pelo francês Quentin Dupieux. Mesclando terror com comédia (e até algumas doses de crítica), ele conta a história de um pneu de carro que tem um poder destrutivo incomum. Ótimo filme para quem está cansado das mesmas premissas de sempre e quer se surpreender.

Banner Reserva Imovision

Prepare a pipoca: filmes de terror para maratonar na Imovision

Para quem está procurando uma plataforma de streaming que fuja do senso comum e apresente um catálogo único e diverso, chegou a Reserva Imovision. Além dos filmes da própria curadoria, a Imovision conta com uma parceria com a Shudder, um streaming americano focado especialmente em filmes de terror.

Para os amantes do gênero e para aqueles que estão descobrindo o potencial ficcional do terror, é bom ficar de olho nos lançamentos adquiridos pela plataforma no mês de outubro! 

Entre os títulos, podemos destacar os filmes “Não Fale o Mal”, de Christian Tafdrup, “Stopmotion”, de Robert Morgan, “Mad God”, de Phil Tippett, “A Tristeza”, de Rob Jabbaz e “Deadstream”, de Joseph Winter e Vanessa Winter. Além disso, também chegou na Imovision a sexta temporada do reality show “Dragula”, de Dracmorda Boulet e Swanthula Boulet.

Explore o melhor do cinema de terror com a Reserva Imovision

Para experienciar no ambiente controlado e seguro da tela as emoções e os desejos que nem sempre podem ser satisfeitos na realidade, os filmes de terror seguem se reinventando e conquistando novos e apaixonados admiradores. 

Para aproveitar o melhor que o cinema pode oferecer, venha conhecer o catálogo da Reserva Imovision. Com uma curadoria especializada em filmes autorais de diversos países, nosso streaming investe em produções de qualidade e conta com novidades semanais. 

Categorias: Terror , Gêneros