Biografia

Histórias reais: 5 filmes de biografia

Filme Pasolini de Abel Ferrara

Obstáculos, superações, detalhes cotidianos que poderiam passar despercebidos: você já se perguntou como a vida de pessoas incríveis acabou se transformando em grandes histórias? O cinema biográfico nos permite mergulhar na vida de artistas, cientistas, líderes e pessoas comuns que, à sua maneira, fizeram diferença.

Venha com a gente descobrir mais sobre esse subgênero do cinema e conheça alguns dos filmes biográficos disponíveis na curadoria cuidadosa da Reserva Imovision!

O poder das histórias reais

A ficção é capaz de nos afetar de muitas maneiras, mas as histórias reais possuem um poder incrível de dialogar diretamente com nossos medos, ambições e desejos cotidianos. Elas apelam para o inconsciente do público na medida em que seus personagens – reais – geram conexão e identificação mais imediatas.

Através de obras baseadas em histórias reais – seja um livro ou um filme biográfico – somos apresentados à vida de pessoas inspiradoras, que têm o poder de mudar a nossa perspectiva de mundo. Quer algo mais surpreendente que se deixar transformar pela arte que representa a vida?

Leia também: Filmes baseados em livros: as melhores adaptações do cinema

O gênero biográfico no cinema

Popular e frequentemente acessível para diversos públicos, o gênero biográfico no cinema também é conhecido como cinebiografia ou biopic (biographical motion picture) e se caracteriza por dramatizar a história de uma pessoa que realmente existiu – ou ainda existe – fora das telinhas.

Apesar de na maioria das vezes retratar uma personalidade já famosa ou conhecida, isso não é uma regra. Para um filme ser considerado biográfico, basta que narre – com maior ou menor acuracidade – a vida, ou episódios da vida, de uma pessoa real.

Esse subgênero do cinema inspirou-se na literatura, que há muito mais tempo já brincava de narrar acontecimentos históricos em livros biográficos. “La Reine Élisabeth”, de Henri Desfontaines e Louis Mercanton (1912), pode ser considerada a primeira produção cinematográfica a se aventurar na cinebiografia, retratando o romance real entre a rainha Elizabeth I e o conde de Essex.

De lá para cá, os filmes biográficos foram ganhando cada vez mais espaço entre o público. Grandes clássicos como “A Lista de Schindler” (Steven Spielberg, 1993), “Uma Mente Brilhante” (Ron Howard, 2001) e “Milk – A Voz da Igualdade” (Gus Van Sant, 2008) são alguns dos exemplos de como a realidade facilmente pode se tornar arte e marcar a história do cinema.

Dica: Breve guia da história do cinema

5 filmes de biografia que emocionam e inspiram

E para quem está procurando boas opções de filmes de biografia para se aventurar mais pelo gênero, o catálogo da Reserva Imovision é um prato cheio. Confira abaixo 5 títulos para se emocionar e se inspirar!

“Variações de Casanova”, de Michael Sturminger 

Dirigido pelo austríaco Michael Sturminger, “Variações de Casanova” foi lançado em 2014 e ficcionaliza a vida de Giacomo Casanova, escritor italiano do século XVIII que ficou conhecido por ser um grande conquistador romântico. 

No longa, Casanova – interpretado por John Malkovich – sofre um colapso em sua isolada mansão. Tudo muda quando ele recebe a visita de Elisa von der Recke, uma misteriosa e interessante escritora. Um filme que mistura biografia, ópera e aventura, “Variações de Casanova” inova ao retratar a figura de um dos maiores sedutores de todos os tempos.

“Divertimento”, de Marie-Castille Mention-Schaar

Diferente do que se costuma esperar de um filme que retrata maestros e maestrinas, “Divertimento” (2022) opera pela alegria. 

Aqui, a vida da importante musicista francesa Zahia Ziouani (interpretada por Oulaya Amamra) é retratada com frescor e acessibilidade. Descobrimos seu primeiro contato com a música através de um concerto na televisão e acompanhamos a sua trajetória, junto da irmã violoncelista, no conservatório.

Leia mais: Filmes franceses: 13 dicas para assistir online

“Maria Callas – Em suas próprias palavras”, de Tom Volf 

Em uma reconstrução íntima da vida e da obra de uma das maiores sopranos do século XX, “Maria Callas – Em suas próprias palavras” traz filmagens pessoais, cartas e imagens raras de arquivo para contar em primeira pessoa a intimidade de uma personalidade reconhecida não só pela sua voz, mas pela sua sinceridade magnética.

Um documentário biográfico para conhecer mais de perto a figura de “La Divina”, intérprete absoluta na história da música.

“Pasolini”, de Abel Ferrara

Em 2014, Abel Ferrara se aventurou na experiência de contar os últimos dias de vida do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini – conhecido por grandes obras do cinema, como “Teorema” (1968), “Édipo Rei” (1967) e “Decameron” (1971). 

Neste drama franco-italiano que mistura adaptação poética com biografia, onde Pasolini é interpretado por Willem Dafoe, temos um Pasolini que visita sua mãe e celebra com seus amigos mais queridos antes de finalmente sair em busca de uma nova aventura. Na manhã seguinte, no dia 03 de novembro de 1975, seu corpo é encontrado sem vida na praia de Ostia.

Dica: Melhores filmes de drama da Reserva Imovision

“Libertem Angela Davis”, de Shola Lynch

Símbolo da luta pelos direitos das mulheres e dos negros, Angela Davis segue sendo referência quando o assunto é filosofia e direitos humanos. 

Neste documentário comandado por Shola Lynch e lançado em 2011, acompanhamos a vida da filósofa a partir da história que a lançou ao mundo: quando em 1970 Angela defende três prisioneiros negros e é acusada pelo governo americano de uma tentativa de fuga e de sequestro, ela se torna a mulher mais procurada dos Estados Unidos.

Estreias que você não pode perder!

Com novidades sempre saindo do forno, a Reserva Imovision receberá em seu catálogo o lançamento de três filmes biográficos que você não pode perder. 

“Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída”, dirigido por Ulrich Edel e realizado em 1981, é um clássico alemão que surpreende gerações. Baseado no livro autobiográfico “Wir Kinder vom Bahnhof Zoo”, o filme nos apresenta a história de Christiane Felscherinow, uma jovem de 13 anos que se vê obrigada a se prostituir para bancar seu vício em heroína.

Misturando ficção e realidade, a animação dramática “Com Amor, Van Gogh”, de Dorota Kobiela & Hugh Welchman, é o primeiro filme do cinema feito totalmente a partir de pinturas a óleo. Como seu nome indica, ele é uma ode ao famoso pintor Vincent van Gogh, contada sobretudo através das cartas que ele deixou ao mundo.

Em “O Charlatão” – lançado em 2020 e dirigido pela polonesa Agnieszka Holland – conhecemos a história contraditória da figura de Jan Mikolásek, um herborista e curandeiro tcheco que fez seu nome ao curar milhares de pacientes (de agricultores a oficiais nazistas) através de métodos pouco ortodoxos.

Descubra o poder das histórias reais com a Reserva Imovision 

Procurando uma história para se inspirar e trazer aquela motivação que está em falta? Então descubra o poder das histórias reais contadas pelas produções cinebiográficas através da Reserva Imovision, uma plataforma de curadoria especializada em cinema independente e estrangeiro.

Focada em oferecer filmes com alta qualidade, uma seleção diferenciada e acesso a obras premiadas em festivais internacionais, a Reserva Imovision quer conectar você a histórias reais e emocionantes – inspirações verdadeiras para quem acredita no poder da união entre vida e arte.

Entre no site da plataforma, conheça os nossos planos e faça parte dessa comunidade cinéfila que não para de crescer.

Categorias: Biografia