Gêneros

Filmes indianos: confira os lançamentos da Imovision

Filme A Esposa Solitária

Uma das maiores vantagens em ter acesso a uma plataforma de filmes com curadoria cuidadosa é a sua seleção de títulos diversificados, permitindo que o espectador conheça outras culturas e desfrute de diretores de fora do mainstream. E é isso que você encontra na Reserva Imovision!

Dentre o grande acervo de obras cinematográficas de outros países, o cinema indiano figura como destaque com sua mistura entre filmes populares de Bollywood e as obras delicadas e conceituais de diretores como Satyajit Ray. Vamos conhecer um pouco do universo dos filmes indianos?

O que torna os filmes indianos tão únicos?

Muitas vezes, quando se fala em cinema indiano, o primeiro pensamento que chega em nossa mente vem adornado com grandes sequências musicais, atuações exageradas e bastante melodrama. E não é para menos: os filmes indianos mais populares fazem parte de Bollywood, uma indústria mainstream de grandes produções cinematográficas produzidas em Mumbai.

O termo “bollywood” é uma junção das palavras “Bombaim” e “Hollywood”, uma clara referência ao cinema norte-americano hollywoodiano. Mas não se deixe enganar. A produção audiovisual da Índia vai muito além dos filmes de grande orçamento e de ampla projeção nos cinemas do país.

A partir da década de 40, um novo movimento surge no contexto do audiovisual indiano: o Cinema Paralelo. Conhecido por suas temáticas políticas e sociais que flertam com o realismo, os filmes indianos desse nicho rejeitam as representações usuais de Bollywood e apostam em elementos mais simbólicos e subjetivos.

E é aqui que encontramos verdadeiras joias da cinematografia da Índia. De melodramas populares, o cinema indiano passou a trabalhar questões de classe e de gênero, jogando luz às dificuldades de uma vida moderna nos ambientes urbanos das grandes cidades.

Além disso, as películas indianas também começaram a refletir com mais atenção a diversidade e as questões culturais do país, trazendo uma visão menos restrita e limitada sobre os diversos modos de existir e viver na Índia.

Filmes indianos de destaque na Reserva Imovision

Procurando uma oportunidade para expandir seu repertório de filmes indianos e conhecer um pouco mais sobre essa cultura e as suas distintas realidades? Então você está no lugar certo! Na Imovision você encontra ótimos exemplos para conhecer a estética, as singularidades e a variedade da cinematografia indiana. Confira algumas sugestões:

“A Costureira de Sonhos”, de Rohena Gera

Pequenos abismos delimitados pela diferença social: de certa forma, assim podemos descrever a narrativa do filme “A Costureira de Sonhos”, dirigido por Rohena Gera e lançado em 2019.

Nesta história sobre dois mundos diferentes, Ratna (Tillotama Shome) é empregada doméstica do bem abastado Ashwin (Vivek Gomber). Enquanto ela precisa dar duro para sustentar a irmã caçula cuidando dos afazeres domésticos de uma casa que não é sua, ele tem tudo o que alguém poderia desejar mas se sente infeliz. 

Preocupado em sinalizar a distância que separa homem e mulher e rico e pobre, “A Costureira de Sonhos” tenta mostrar como as atividades do cotidiano podem servir de amparo para os momentos de desespero. Um filme com uma premissa simples, mas potente.

“Lunchbox”, de Ritesh Batra

Escrito e dirigido por Ritesh Batra, esse filme de 2014 é uma comédia romântica que foge do padrão de um auto retrato indiano estigmatizado. 

Com um visual mais sóbrio, cores menos saturadas e tomadas sutis, “Lunchbox” parte sua história de um erro cometido pela Mumbai Dabbawallahs, um famoso serviço de entrega de comidas da cidade. Quando a jovem Ila (Nimrat Kaur) manda uma marmita para o seu marido, quem recebe é o quase aposentado funcionário público Saajan Fernandes (Irrfan Khan). Começa, então, um relacionamento por cartas.

Um filme simples sobre a solidão, a vontade crescente de se reinventar e as possibilidades diárias que a vida nos dá para que isso, de fato, aconteça.

Maratona Satyajit Ray: próximos lançamentos da plataforma

Se você gostou das indicações acima, vai ficar feliz em saber que no mês de novembro a plataforma da Reserva Imovision contará com o lançamento de vários filmes indianos na sua lista. E em dezembro, entram os filmes “O Covarde”, exibido na  48ª Mostra de Internacional de São Paulo e “O Santo”, ambos do aclamado diretor Satyajit Ray. 

Famoso tanto em seu país quanto fora dele, Ray é mestre em apresentar filmes tomados por um realismo social, mas que não deixam de ser um melodrama: o sentimentalismo se encontra, com primor, com as mazelas de um país partido pelas diferenças de classe e de gênero.

“O Herói”, conta a trajetória de Arindam Mukherjee (Uttam Kumar), um famoso ator do cinema bengali, enfrenta seu primeiro fracasso. Ao embarcar em um trem para Déli para receber um prêmio, é reconhecido por todos. Uma jornalista (Sharmila Tagore) se aproxima para uma entrevista, e a conversa se transforma em um vínculo forte. Ele revê a sua carreira, refletindo sobre sucessos, crises e suas incertezas, explorando as escolhas que fez ao longo do caminho.

Em “A Grande Cidade” (1963), acompanhamos a história de Arati (Madhabi Mukherjee), uma mulher de Calcutá que passa a trabalhar como vendedora para ajudar nas despesas de casa. Boa na sua função, ela se torna a principal provedora do seu núcleo familiar. Esse crescimento profissional, entretanto, não é visto por bons olhos pelos seus sogros, acostumados a uma tradição onde o sustento necessariamente vem da figura masculina.

No filme “A Esposa Solitária”, novamente a mulher ganha status de protagonista e as diferenças entre os sexos é ressaltada. Lançado em 1964 e considerado a obra-prima do cinema de Ray, este filme nos apresenta Charaluta (Madhabi Mukherjee), esposa sozinha que descobre seu desejo em escrever ao receber a companhia do primo do marido.

Já em “O Deus Elefante” (1979), obra muito mais tardia do diretor indiano, temos uma aventura policial para ninguém colocar defeito. Divertido e emocionante, o filme segue Feluda, um detetive particular, que busca descobrir o ladrão que tentou roubar uma valiosa estátua do Deus Ganesh. Para os amantes do cinema indiano, definitivamente um clássico!

E aí, vamos maratonar? Fique de olho na plataforma da Reserva Imovision e não perca essas estreias espetaculares.

Banner Reserva Imovision

Aproveite mais do cinema mundial com a Reserva Imovision

Expert em oferecer o melhor do cinema autoral nacional e internacional, a Reserva Imovision convida você a desfrutar de um catálogo de filmes único no universo dos streamings. Com mais de 700 títulos premiados e de diferentes nacionalidades, na nossa plataforma você desfruta de diferentes histórias enquanto conhece novas culturas.

Entre no nosso site, assine nossa plataforma e desfrute de uma curadoria feita com toda a atenção que você merece. 

Categorias: Gêneros , Lançamentos